A História da raça

page2_img

O West Highland White Terrier originou-se na Escócia, assim como outros terriers - o skye, o cairn, scottie e o dandie diamont -, mas, até hoje, não se sabe qual a raça que originou qual. O nome "terrier" origina-se do latim "terra"e faz parte do nome desses cães por serem cães de caça que, quando perseguem suas presas - raposas e pequenos roedores -, cavam buracos profundos na terra para recuperá-las em suas tocas.

A família Malcom, uma das primeiras criadoras da raça, é considerada também como a originadora dos westies. Os cães de pelagem branca eram conhecido como "White Cairns" e vistos com certo preconceito supersticioso: em uma ninhada, se houvesse um filhote branco, ele era sacrificado!

Mas, segundo a história, em meados do século XIX, o Coronel E.D. Malcom, devido a um incidente, mudou de forma radical a sorte dos terriers brancos.

Dentre seus vários cães de caça, em geral de pelagem escura, ele tinha um cãozinho que era seu predileto. Um dia, em meio à uma caçada, ele atirou em seu próprio cão, pensando que fosse a presa! A coloração da pelagem de ambos era muito parecida e o caçador acabou por matar seu fiel companheiro. Isso o deixou tão abalado que ele decidiu que, a partir, daí, criaria apenas cães de cor clara e, assim, ele jamais correria o risco de atingir novamente seus cãezinhos no lugar das presas.

Ele começou a desenvolver a criação de cães caçadores de pelagem clara, com pequena estatura, grande coragem e determinação, com duas camadas de pêlos - a superficial mais longa e dura, e um subpêlo macio, curto e bem espesso - para protegê-los contra mordidas de ratos e outros animais e da temperatura extremamente fria do norte europeu. O que ele conseguiu foram cães de características quase idênticas às do westie que conhecemos hoje.

A carreira dos westies em exposições começou um pouco tarde, em comparação à outras raças. O primeiro West Higland White Terrier foi exposto nos Estados Unidos pela primeira vez em 1906, no Westminster Kennel Club Show em Nova York, sob a classificação de " Roseneath Terriers".

História

page2_img
page2_img