CUIDANDO BEM DO SEU NOVO MELHOR AMIGO
Cuidados que devem ser dispensados ao seu novo melhor amigo. Apresentamos também como nós cuidamos de nossos cães demonstrando qual a melhor forma de manter seu westie sempre saudável, alegre e muito bonito como deve ser.
Cuidar de um filhote não é tarefa das mais fáceis. Você deve saber que:
O Westie é um cão muito inteligente e desejoso de aprender coisas. Ensine-o com perseverança e carinho. Ele aprenderá o que você quiser; assentar e esperar um carinho na barriga, receber algo na boca, deitar, deitar e rolar, caminhar ao seu lado, buscar coisas, ir ou deitar em determinado lugar só com um gesto e muitas outras coisas. O importante para isso é a perseverança, ensinar uma coisa de cada vez, disciplina e carinho, muito carinho, e ele retribuirá com obediência e amor.
Cuidados iniciais:
Ao chegar de viagem, oferecer-lhe soro caseiro, ou hidratante duas vezes (cuide para que não beba muito) com intervalo de aproximadamente dez minutos, em seguida oferecer-lhe ração. Retire a ração que (se) sobrar após 5 minutos.
Estabeleça um horário de acordo com sua conveniência, para oferecer-lhe três refeições ao dia.
Mantenha água limpa e fresca ao seu alcance durante todo o dia. Determine o lugar onde ele poderá fazer suas necessidades marcando-a com um jornal, para isto pegue um pedaço do papel molhado de xixi que estiver na caixa e ponha no jornal no lugar estabelecido, mostrando para que ele perceba o cheiro. Leve-o até este local após beber água e após as refeições. Ele aprenderá rapidamente.
Aparência:
Acariciar a cabeça sempre no sentido da nuca para frente, nas laterais para baixo em direção da barriga. A escovação também segue estas direções. As unhas devem ser aparadas mensalmente. Os pelos das orelhas devem ser mantidos aparados, bem como os da ponta do rabo.
Outros cuidados poderão ser dados por um profissional de banho e tosa que conheça a raça. Lembramos que, conforme controle anexo, o programa de vacinas do filhote está atualizado. Quanto à próxima vermifugação, siga orientação de um veterinário.
Orientações finais:
- Não sair de casa com o cão e mantê-lo afastado de pessoas que tem contato com outros cães até terminar o período das vacinas.
- Manter vacinação em dia segundo seu veterinário e de acordo com o cartão de vacinas.
- Escovar diariamente, assim:
cabeça – escovar da nuca para frente
dorso – escovar da nuca para o rabo
laterais – escovar de cima para baixo
Limpar as orelhas com algodão umedecido em álcool uma vez por semana.
Aparar 1 a 2 mm das unhas a cada 15 dias ou quando necessário.
Não dar banho antes da última vacina.
Westie não necessita de banho. Para limpá-lo faça uma solução de água, álcool e vinagre em partes iguais, esfregue-o com um pano molhado nesta solução e seque com secador.
Em caso de banhá-lo, proteja os ouvidos e use sempre um shampoo próprio para cachorro branco. Enxágüe muito bem, e aplique “reparador de pontas” (condicionador) seque-o em seguida.
Westie sempre corresponde a sua atenção e brincadeiras, senão o fizer, observe seu comportamento e, se te parecer quieto ou triste, fale com o seu veterinário. Eles são muito suscetíveis a ter amigdalite ou otite.
Alimentação – a mais adequada é uma ração de boa qualidade. Evite outros alimentos.
Alimentos proibidos: uva, melancia, melão, mandioca, qualquer batata, pão e macarrão.
Para que fique bonito e de acordo com os padrões da raça aos cinco meses leve-o a um especialista em tosa para fazer o “trimming”.
Observação importante:
Oriente seu veterinário para, ao tratá-lo, evitar a aplicação de medicamentos que contenham
cortisona.
Veterinário Responsável
Laura Marques
CRMV 7.3206
Cuidados com o pelo
Acostume o filhote de Westie a ser escovado com um pente de plástico, como se fosse uma brincadeira. Em primeiro lugar escove-o a contrapelo (cabeça, pescoço , dorso, saia e patas) e logo no sentido do crescimento do pelo. É essencial que o Westie seja escovado no mínimo 2 vezes por semana, já que a escovação estimulara o crescimento do pelo, alem de eliminar a eventual sujeira.
O Westie não tem cheiro:
O Westie deve evitar o máximo possível o banho. O banho semanal/quinzenal pode provocar alguns tipos de doenças dermatologias. O Westie possui duas camadas de pêlo, uma inferior (subpêlo ou pêlo mole)e uma superficial (pêlo duro) o que dificulta a secagem. O subpêlo(muito fechado e denso) retém muita umidade provocando desta forma doença dermatologias. O Banho também muda a textura do pêlo do Westie (QUE NÃO PODE SER SEDOSO . DEVE SER DURO, OPACO, SEM BRILHO) .
O ideal e dar banhos semanais SECOS.
O Westie, graças a sua cor , pode receber banhos secos e manter-se em condições cutâneas ótimas, utilizando carbonato de cálcio(giz), que devera ser aplicado com uma escova de pêlo mole(sempre a contra-pêlo), nas extremidades e corpo, isto devolvera a brancura, preservando a textura e saúde da pelagem. A aplicação de carbonato de cálcio também e útil antes do secado,(se no caso for preciso dar banho), já que o Carbonato de Cálcio ajuda a secar com mas rapidez.
Em caso de necessidade de banho nunca use shampoo de cor (muda a cor da pelagem e você não vai gostar um Westie com pêlo verde, amarelo ou vermelho), sempre deve ser utilizado um shampoo branco, neutro o com branqueador óptico (sempre hipoalérgico) , fácil de achar em pet shops. Antes do banho escove muito bem o cão e tire todos os nós que possa ter, coloque uma bolinha de algodão nos ouvidos, para evitar a entrada de água. Molhe a pelagem das patas, saia e cabeça (NUNCA O DORSO!!), aplique o shampoo, evitando que entre nos olhos, lave , enxágüe bem ( não deve ficar nenhum resíduo de shampoo) , enxugue com uma toalha, coloque o carbonato de cálcio e seque extremamente bem com secador , sempre penteando no sentido do crescimento do pêlo.